Investimento em sistema de gestão coloca subsidiária brasileira da fabricante de sucos concentrados como a primeira do mundo em fechamento contábil; Ao reforçar sua gestão, a empresa passou a ter informações em tempo real e uma visão mais clara de sua operação

A Tampico Brasil, fabricante de sucos concentrados, foi uma das primeiras indústrias brasileiras a utilizar o SAP Business One para gerir suas operações. A companhia é usuária SAP desde 2006 e, no período, deixou de ser uma das últimas subsidiárias a fazer o fechamento contábil para se tornar a primeira, entregando os resultados fechados à matriz norte-americana no terceiro dia útil de cada mês.

O gerente geral da companhia, Claudio Calamita, lembra que chegar a esse resultado exigiu um complexo trabalho de avaliação e diagnóstico dos processos da empresa. “Nosso primeiro diagnóstico, realizado em 2005, mostrou que os fechamentos mensais da subsidiária estavam sendo feitos com mais de 30 dias de atraso”, lembra. A situação foi o principal motivador para que a operação local propusesse à matriz um investimento em sistemas de TI que permitisse à direção da subsidiária ter todas as informações disponíveis com confiança e a velocidade necessárias.

Feito o diagnóstico, Calamita foi em busca de um sistema de gestão que atendesse à demanda da Tampico. A solução de gestão SAP Business One acabou sendo a opção da companhia depois de uma série de apresentações e avaliações. “O Business One se mostrou um sistema muito simples do ponto de vista operacional e bastante prático.”, diz Calamita. Após a escolha, a implementação do sistema ocorreu em apenas três meses.

Visão mais clara da contabilidade e gestão de estoque

O SAP Business One provocou mudanças profundas na Tampico, começando pelo fechamento do balanço mensal. A equipe brasileira perdia tempo debruçada sobre planilhas, refazendo cálculos. O software de gestão da SAP eliminou esse problema. De acordo com Calamita, a contabilidade, hoje, é fechada e enviada à matriz no terceiro dia útil de cada mês, o que tornou a operação brasileira a primeira a remeter relatórios em todo o mundo. A empresa atua em mais de 50 países.

Ao reforçar sua gestão, a Tampico passou a ter informações atualizadas em tempo real e uma visão mais clara de sua operação. Como passou a conhecer mais detalhadamente seus custos e sua margem de lucro, a fabricante reduziu o fluxo de caixa e passou a administrar com mais precisão seus estoques.

“Antes, como as informações demoravam a ser atualizadas, não havia informações de despesas e custos inerentes ao mês em análise. Assim, a empresa trabalhava com relatórios paralelos de controle de estoques, contas a receber e a pagar, suscetíveis a erros. Com isso, acabávamos estocando mais matéria-prima do que precisávamos. Tínhamos que nos prevenir para o caso de algum contratempo ao longo do mês, e comprávamos em excesso”, lembra Calamita.

A Tampico produz suco concentrado com vários sabores de frutas, e a maior parte dos seus insumos é importada, uma atividade que precisa ser acompanhada sistematicamente para melhorar a lucratividade da companhia. Hoje, os dados são visualizados diariamente, com processos mais flexíveis.

“Com o SAP Business One é possível acompanhar a tendência das vendas, olhar para o final do mês e fazer projeções para o futuro. Assim, reduzimos o nível de inventário e o custo fixo. Temos uma gestão muito mais eficiente dos nossos negócios”, afirma o executivo da empresa.

O SAP Business One permite fácil acesso a informações cruciais para a Tampico melhorar a produtividade e os seus processos contábeis e de vendas. “Os executivos da empresa passaram a ter uma visão completa do negócio e as decisões são tomadas mais rapidamente e com maior segurança. Estes são alguns dos benefícios da solução, desenvolvida especificamente para acelerar o crescimento de pequenas e médias empresas”, diz Walter Nabuco, diretor comercial para SAP Business One na SAP Brasil.

Gestão de venda aprimorada

O SAP Business One também possibilitou que os executivos da Tampico passassem a acompanhar mais de perto o comportamento das vendas no varejo e a definir rapidamente campanhas para um giro mais rápido de seus produtos nas gôndolas. A partir das informações geradas pelo aplicativo, a empresa sabe se vai atingir a meta do mês e, ao perceber que as vendas estão abaixo do esperado, pode tomar decisões rápidas, com ações de marketing nos pontos-de-venda.

Com as informações sobre o desempenho dos produtos nas lojas, a Tampico passou a produzir de acordo com a demanda de consumo, algo vital para a indústria de alimentos por conta dos prazos de validade. O executivo da empresa destaca que a gestão mais acurada do processo de venda e produção reforçou, inclusive, os controles de lotes de matéria-prima, que é outra exigência do setor.

Hoje, quando a Tampico inicia a produção dos sucos, o SAP Business One já identifica o número do lote da produção, informação que também é registrada na hora da venda para um dos sete envazadores da companhia. Assim, em caso de qualquer alteração de sabor, ou outro tipo de questionamento na bebida pronta, a empresa tem imediatamente disponível, por meio do SAP, todos os dados históricos necessários para checagem, como dados da produção de seu concentrado, com lotes de todas as matérias primas utilizadas, validades, fornecedores, datas, destinação – envasador -, para ação imediata. Essas informações estão armazenadas no sistema SAP, ao passo que anteriormente ficavam em planilhas Excel. “Com o SAP Business One, a operação brasileira se tornou mais ágil e melhorou o seu desempenho para atender aos anseios de nossos acionistas”, conclui o executivo.

Sobre a Tampico

Com produção anual de concentrado equivalente a 69 milhões de litros de sucos prontos para consumo, com sabor de frutas, a Tampico do Brasil tem um faturamento de sua bebida pronta no mercado de sucos de aproximadamente R$ 180 milhões e opera com uma fábrica de seu concentrado dos sucos em Manaus (AM), responsável pelo abastecimento de sete engarrafadoras. A companhia foi fundada em 1989 e é uma das maiores fabricantes e distribuidoras de sucos concentrados do mundo, com presença em mais de 50 países.

Sobre a SAP

Como líder do mercado mundial de aplicações de software empresarial, a SAP (NYSE: SAP) ajuda empresas de todos os tamanhos e setores do mercado a funcionar melhor. Ao abranger desde a operação à análise executiva e de desktops até dispositivos móveis, a SAP capacita pessoas e organizações a trabalhar juntas e a explorar os negócios com mais eficiência para manter-se à frente da concorrência. Os serviços e aplicativos da SAP dão a cerca de 248.500 mil clientes no mundo (incluindo aqueles provenientes da aquisição da SuccessFactors) condições para operar, decidir, adaptar e colaborar melhor e crescer com sustentabilidade. Para mais informações, acesse www.sap.com.br, a sala de imprensa http://brasil.news-sap.com/ e siga no Twitter @SAPNotíciasBR.

Informações para a Imprensa

Grupo TV1 – Assessoria de Imprensa da SAP Brasil

Alex Cabral, acabral@tv1rp.com.br, Tel. 11 3677-0406
Raquel Arruda, rarruda@tv1rp.com.br, Tel. 11 3677-0354
Jésika Bassanezi, jbassanezi@tv1rp.com.br, Tel. 11 3677-0423
Laura Gonçalves, lgoncalves@tv1rp.com.br, Tel. 11 3677-0353

SAP Brasil

Cris Brito, cris.brito@sap.com, Tel. 11 5503-3138
Luciana Coen, luciana.coen@sap.com, Tel. 11 5503-2554

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *